Skip to content

Página Inicial seta Dicas Médicas seta Orientações para tratamento do Refluxo Gastroesofágico.
Orientações para tratamento do Refluxo Gastroesofágico.
Escrito por Dra. Eliane Kaminski   

 

 

 

 

1 - Evite fumar pois o cigarro diminui a proteção da mucosa do esôfago e estômago.

 

2- Evite deitar ou fazer esforços  de estômago cheio. O intervalo ideal da última refeição antes de deitar é de duas horas.

 3 -  Eleve a cabeceira da cama, principalmente se você costuma ter azia durante a noite.  

ALIMENTAÇÃO:

 Evite frituras em geral e alimentos naturalmente gordurosos , que retardam a digestão e facilitam o refluxo. Substitua o leite integral pelo desnatado e os queijos amarelos pelos brancos. Evite café preto, chá mate, diminua o chimarrão, evite refrigerantes, bebidas gasosas e sucos cítricos, evite bebidas alcoólicas, alimentos muito codimentados e temperados, chocolate, excesso de cebola, alho, molho de tomate, catchup, mostarda, maionese. Cuidado com as frutas cítricas como abacaxi, kiwi, limão, laranja , etc. Você deve tentar descobrir quais são os alimentos que lhe causam azia e evitá-los ou diminuir o seu consumo.  Coma mais vezes ao dia, mas sempre em pequenas quantidades. Não existem regras rígidas mas o ideal é não ficar mais de 3 horas sem comer nada , durante o dia. 

EXISTE ALGUMA OUTRA ALTERNATIVA PARA NÃO TER QUE TOMAR REMÉDIOS PARA SEMPRE?

 Pode-se considerar e indicar, para casos específicos, uma cirurgia , que impede o refluxo do suco gástrico para o esôfago, converse com o seu médico . NÃO SE DESCUIDE!
 
Topo